segunda-feira, 3 de maio de 2010

CHÁS VERDE E BRANCO: Aquecendo o corpo e previnindo doenças


No inverno, é muito gostoso beber um chá bem quentinho. E quando esse chá pode previnir algumas doenças, torna-se mais prazerosa a bebida, não é mesmo?
Os chás podem trazer muitos benefícios para nossa saúde. Muitos destes contêm substâncias com alto potencial antioxidante e antiflamatório. Podemos utilizá-los na prevenção de doenças crônicas, como por exemplo: diabetes, câncer, doenças cardiovasculares etc. Os chás que se destacam com propriedades funcionais são: Chá branco e o Chá Verde.


CHÁ BRANCO: É colhido como broto. A colheita é realizada antes que ocorra a síntese de clorofila nas folhas, quando ficam verdes e começam a abrir. Fica com uma coloração prateada, devido à fina penugem branca que recobre os brotos. Devido essa penugem branca, tornou-se Chá Branco.
Para os processos de emagrecimentos, este chá, por ser produzido a partir de folhas mais jovens da Camellia sinensis, possui maior concentração dos compostos ativos do chá, podendo então aumentar o seu efeito na queima de gordura. Mas necessita-se de mais estudos para comprovar cientificamente este fato.


CHÁ VERDE: O chá verde é obtido por meio do murchamento das folhas com vapor que, em seguida, são secas, fase na qual ocorre a inativação de uma série de enzimas, chamadas de polifenóis oxidases. As folhas permanecem verdes e não sofrem qualquer tipo de alteração na sua composição, e o chá resultante desse processo apresenta sabor amargo. Propriedades benéficas: antioxidante, antiinflamatória, protege contra doenças neurodegenerativas, destoxificante, reduz a absorção de LDL (mau colesterol) e triglicerídeos, aumenta o gasto energético e oxidação de gorduras, entre outras.


RECOMENDAÇÕES:


O ideal para qualquer um deles, é 500ml por dia, aproximadamente 4 a 5 xícaras/dia.




TEMPO CERTO PARA O CONSUMO:



Devido à presença dos taninos, que são substâncias que podem inibir a absorção dos outros nutrientes que ingerimos em nossa alimentação, é recomendado que estes chás sejam consumidos longe das principais refeições, para que não ocorra esse prejuízo na absorção dos nutrientes, principalmente do ferro. O ideal é que seja 1h30min após as refeições.




SONO:




Além disso, pela presença de cafeína, é importante que esses chás sejam evitados ser consumidos a noite, para não prejudicar o sono.





Próxima postagem , falarei sobre as propriedades dos chás famosos, como: Camomila, Cidreira, Boldo, etc!






Bom Chá!!!






Um abraço,




Nutri Vanessa


Fonte: Maiores informações: http://www.nutricaoemfoco.com.br/ptbr/site.php?secao=corpoemente&pub=2878

Nenhum comentário:

Postar um comentário