sábado, 8 de maio de 2010

Nutrição Infantil - ARTE COM AS FRUTAS & ALIMENTOS


                               
Hoje vou falar sobre a introdução de frutas e alimentos saudáveis na infância.
Sou suspeita para falar sobre esse assunto: Sou fã número 1 da Nutrição Infantil. Muitos pais tem dificuldades em convencer seus filhos a ingerir frutas. No primeiro não, ja ofertam alimentos mais fáceis como: bolachas recheadas ou sem recheio, doces, frituras, etc. Uma alternativa que esta sendo incentivada pelos chefes de cozinha e pelas nutricionistas é o uso da Arte com as frutas, e Arte com outros alimentos também.




Eu tive a oportunidade de praticar a arte com as frutas em 2 escolas de Educação Infantil em que atuo. Foi uma experiência gratificante, pois muitas destas crianças, ao ver as frutas fizeram caretas e ja falaram que não gostavam. Quando mostrei as fotos da centopéia de banana (foto abaixo), do bonequinho de laranja, motivaram-se a produzir a arte. Foi muito divertido! As crianças adoraram.



Precisamos ter paciência com as crianças. Não ceder ao primeiro não. E na hora de servir o prato delas, não perguntar se querem saladas, por exemplo. Colocar no prato e explicar sobre a importância daquele alimento. Podemos sensibilizar as crianças através dos personagens infantis: " Você sabia que o Bob Esponja adora comer alface", " O Ben 10 é forte porque come todas as frutas" , etc.
Com persistência, promovendo Educação Nutricional e praticando a Arte com os Alimentos, conseguimos fazer um belo trabalho no processo de criação de hábitos alimentares saudáveis das crianças.
                                                        
                                        
Um abraço!

Nutri Vanessa

2 comentários:

  1. Vá, adorei essas dicas! Com certeza, mais adiante, vou aplicar com meu filhote! "Ben 10, Bob esponja, achei ótimo, não tinha pensado nisso! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi Lú!!!
    É isso ae! Nesse processo de criação de hábitos alimentares, toda criatividade que envolva o lúdico torna-se preciosa! Boa sorte! Beijão!!!

    ResponderExcluir