segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Dicas para um café da manhã mais saudável



                                           

Resultado de imagem para café da manhã saudável
                                                                                        Fonte: anutricionista.com 
 
Você anda cansado, sem energia no seu trabalho? A resposta para este problema pode ser as suas escolhas no café da manhã. Se você não consome nada no desjejum, provavelmente sente uma imensa fome no final da tarde.
Quando os pacientes me relatam que não conseguem comer nada pela manhã, logo pergunto qual o horário da última refeição do dia. Pessoas que jantam  tarde, por exemplo,      22 horas ou mais, e acordam às 6 -7 horas, dificilmente terão fome neste horário. E acabam consumindo mais calorias (vazias) no seu dia. Pesquisas já mostraram que um café da manhã completo, com frutas, pão integral e leite (para quem não tem intolerância), comem menos durante o dia comparado a indivíduos que pulam esta refeição. E tem mais energia, rendendo mais no trabalho. Confira a abaixo, cinco sugestões de café da manhã saudável:

1)      Café + Pão integral com cream cheese light + 1 banana
2)      Suco de laranja com mamão+ 4 torradinhas integrais com geleia de uva (elaborada com chia e suco de uva integral sem açúcar).
3)      Batida de banana com 1 c de sopa de farinha de linhaça e aveia
4)      1 copo de salada de frutas com iogurte natural e 1 c de sobremesa de mel
5)      Café com leite + torrada de pão integral com ovo + 1 fatia de melão

                                     Bom apetite e um  grande abraço!

Alimentos ricos em vitamina D

Você sabe como esta o seu nível de vitamina D? Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificou que os brasileiros têm falta de vitamina D. A principal fonte dessa vitamina é a luz solar, que estimula a produção da vitamina por nossa pele.  As fontes alimentares ricas em de vitamina D são os peixes e frutos do mar, como o salmão e os mariscos. A Vitamina D favorece a absorção do cálcio, sendo importante também para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar o raquitismo. Também ajuda no combate à hipertensão e no controle do peso.  Bebês prematuros, crianças e os idosos, quando não têm uma boa alimentação e não pegam sol com frequência ficam propensos a desenvolver doenças relacionadas à falta de vitamina D, como fraqueza nos ossos, nos dentes, etc. Um adulto saudável precisa consumir, em média, 5 microgramas por dia de Vitamina D e garantir uma exposição à luz solar de 20 minutos por dia, sem o uso de protetor solar.

Principais alimentos fontes de Vitamina D

- Sardinha
-Fígado de boi
- Ovos
- Manteiga
-Iogurte
- Óleo de fígado de bacalhau

Se for constato deficiência de vitamina D, pode ser necessária tomar suplementos de vitamina D. Consulte um médico e um nutricionista.Resultado de imagem para vitamina d sol


Farinha da Banana Verde

Resultado de imagem para farinha da banana verde


 Você já ouviu falar dessa farinha? Quem utiliza pode obter diferentes benefícios, como por exemplo, controlar a diabetes, melhorar o intestino, reduzir o colesterol e até emagrecer. Essa farinha é feita com a banana verde, pois, ela possui de 55 a 93% de seu amido na forma resistente, uma forma de carboidrato muito mais saudável para o organismo e responsável pela maior parte de seus benefícios à saúde, por ser digerido apenas no intestino delgado e não se converter em glicose que será liberada na corrente sanguínea. Você pode comprar em lojas de produtos naturais, ou pode fazer em casa. Veja como é fácil:

Receita de farinha de banana verde

 

Ingredientes: 6 bananas verdes

Modo de preparo: Cortar as bananas em rodelas médias, colocar lado a lado em uma forma e levar ao forno em temperatura baixa, para não queimá-la. Deixar até elas ficarem bem secas, praticamente enfarinhando na mão. Retirar do forno e deixar esfriar na temperatura ambiente. Depois de totalmente frias, colocar as rodelas no liquidificador e bater bem até virar uma farinha. Peneirar até a farinha ficar na espessura desejada e guardar num pote seco e tampar. Usar em até 20 dias. Pode-se usar a farinha de banana verde em sopas, sucos ou outros alimentos

E que tal um Muffin  dessa farinha?

Segue a receitinha:
 
                   Fonte:  brazil autralia


Ingredientes:

· 5 ovos
· 1/2 xícara (chá) óleo de coco 
· 250 g de biomassa de polpa de banana verde
· 1/2 xícara (chá) de açúcar orgânico
· 5 colheres (sopa) de cacau em pó
· 1/2 xícara (chá) de castanhas-do-pará picadas

Modo de preparo: Bata em liquidificador os ovos inteiros com o óleo de coco por 3 a 5 minutos e passe-os na peneira. Em seguida bata novamente a mistura de ovos com a biomassa, o açúcar e o cacau. Agregue as castanhas e misture com uma espátula. Despeje a massa em forminhas de muffin e asse em forno pré aquecido a 160oC por 30 minutos.

Valor Nutricional (por unidade):
Valor calórico 193,1 kcal
Proteínas 4,6 g
Carboidratos 12,7 g
Gorduras 14,4 g 

Esta receitinha é do site do Minha vida (  http://www.minhavida.com.br/receitas/materias/16765-receita-de-muffin-de-banana-verde-com-cacau).

 

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Plantas Medicinais Aplicadas no Esporte


Você que é praticante de atividade física deve ter um cuidado especial com a sua alimentação, mas também, pode incluir o uso de fitoterápicos com o objetivo de aliviar os sintomas de dor, retardar a fadiga, ativar o metabolismo energético e aumentar a força muscular. 

A seguir, falarei sobre a ação dos fitoterápicos aplicados ao atleta:



- Rhadiola Rosea: O uso desta planta esta associado ao combate à fadiga. Possui a capacidade de aumentar a resistência a uma variedade de estressores. Em um estudo, a suplementação de Rhadiola Rosea em atletas de competição nos exercícios de endurance, mostrou redução de lactato e de creatina quinasa comparado ao grupo controle. 


- Panax ginseng: O ginseng esta disponível em várias formas: raiz, pó, tintura e extratos padronizados. Ele tem capacidade de aumentar o tempo de exercício até a exaustão. Em um estudo, em indivíduos não treinados, foram utilizados 1 cápsula/dia de 350 mg de Panax, por 30 dias, resultando em melhora no tempo de endurance e reduzindo a pressão arterial e o consumo de oxigênio após 24 minutos de pedaladas.


- Fitoesteróis: Este grupo pertence as gorduras presentes em todas as plantas, legumes, castanhas, grãos de abacate, óleos (canola, macadâmia e linhaça). Um estudo feito com  maratonistas mostrou que a suplementação destes fitoesteróis reduziu os níveis de cortisol e interleucina-6 e aumentou o DHEA. O esportista, deve consumir com estomago vazio, uma hora antes das refeições, e não deve ser consumido com gorduras animais, incluindo leite, pois inibe sua absorção. 

Gostou? Então, deixe nos comentários que quero saber tudo da sua experiência.




Agende agora mesmo uma consulta pelo fone 98681578, e melhore sua saúde e autoestima!

 

Um grande abraço!!!!!