quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Plantas Medicinais Aplicadas no Esporte


Você que é praticante de atividade física deve ter um cuidado especial com a sua alimentação, mas também, pode incluir o uso de fitoterápicos com o objetivo de aliviar os sintomas de dor, retardar a fadiga, ativar o metabolismo energético e aumentar a força muscular. 

A seguir, falarei sobre a ação dos fitoterápicos aplicados ao atleta:



- Rhadiola Rosea: O uso desta planta esta associado ao combate à fadiga. Possui a capacidade de aumentar a resistência a uma variedade de estressores. Em um estudo, a suplementação de Rhadiola Rosea em atletas de competição nos exercícios de endurance, mostrou redução de lactato e de creatina quinasa comparado ao grupo controle. 


- Panax ginseng: O ginseng esta disponível em várias formas: raiz, pó, tintura e extratos padronizados. Ele tem capacidade de aumentar o tempo de exercício até a exaustão. Em um estudo, em indivíduos não treinados, foram utilizados 1 cápsula/dia de 350 mg de Panax, por 30 dias, resultando em melhora no tempo de endurance e reduzindo a pressão arterial e o consumo de oxigênio após 24 minutos de pedaladas.


- Fitoesteróis: Este grupo pertence as gorduras presentes em todas as plantas, legumes, castanhas, grãos de abacate, óleos (canola, macadâmia e linhaça). Um estudo feito com  maratonistas mostrou que a suplementação destes fitoesteróis reduziu os níveis de cortisol e interleucina-6 e aumentou o DHEA. O esportista, deve consumir com estomago vazio, uma hora antes das refeições, e não deve ser consumido com gorduras animais, incluindo leite, pois inibe sua absorção. 

Gostou? Então, deixe nos comentários que quero saber tudo da sua experiência.




Agende agora mesmo uma consulta pelo fone 98681578, e melhore sua saúde e autoestima!

 

Um grande abraço!!!!!




Plantas Medicinais Aplicadas a saúde e beleza



Você acha que está envelhecendo muito rápido? Vamos entender porque isso ocorre e como adiar este efeito.  A nossa pele com o passar do tempo passa por transformações biológicas e físicas, que interferem não só na nossa saúde, mas também no nosso aspecto social e psicológico. Isso faz com que o interesse por estudos para amenizar os danos e proteger a pele, cresçam. As causas do envelhecimento cutâneo podem estar no estresse, em uma alimentação inadequada, cigarro e no sol. Isso provoca radicais livres que são os principais causadores do envelhecimento cutâneo.Uma dieta rica em nutrientes e alguns fitoterápicos e antioxidantes, podem auxiliar na melhoria da saúde cutânea. Abaixo, segue uma lista de problemas de pele e fitoterápicos que atuam no tratamento. Não esqueça! Para prescrição, procure um profissional da saúde habilitado.

Acne: Pode se fazer o chá das folhas da Camelia Sinensis por até 8 semanais, onde terá um efeito anti inflamatório. 

Celulite: Centella Asiática, chá de cavalinha, castanha da índia (porém, não usar no período superior a 6 meses. Não deve ser utilizado em casos de distúrbios hemorrágicos). 

Vitiligo: Ginkgo Biloba: Estudos mostram que a ingestão de 40 mg do estrato seco mostrou-se eficaz em controlar a doença, além de repigmentar áreas afetadas

Flacidez: Clhorella: A ingestão de clorofila promove efeitos estimulantes no crescimento de tecidos.

Rugas: Camelia Sinensis e o Resveratrol (240 ml de vinho tinto ou de 240 ml a 280 de suco de uva ou até 125 mg) . Também existe o tempero curcumina, que pode-se temperar a comida, porém não se deve aquecer.

PS: No próximo artigo falarei sobre: Plantas Medicinais Aplicadas no Esporte.Não percam! Um abraço!

 Gostou? Então, deixe nos comentários que quero saber tudo da sua experiência.


Agende agora mesmo uma consulta pelo fone 98681578, e melhore sua saúde e autoestima!
 
Um grande abraço!!!!!

Plantas Medicinais no Sistema Gastrointestinal



Plantas Medicinais no Sistema gastrointestinal

Se você sofre com alguma dor e relata isso para sua mãe ou vó, logo surgi uma indicação de algum chazinho. Barato e fácil de encontrar, ele simplesmente resolve o seu problema. Porém, as plantas devem ser prescritas por quem tem a habilitação para isso, pois podem se tornar tóxicas ao organismo. O Conselho Federal de Nutrição, (CFN nº 556/2015), regulamenta a prática da Fitoterapia pelo profissional Nutricionista.

 Como existem infinitas plantas com diversas propriedades medicinais, eu resumi as principais e dividi em 4 partes:Parte 1: Sistema Gastrointestinal, Parte 2: Saúde e beleza, Parte 3 : Esporte e Parte 4: Ervas e temperos. Boa leitura!


Sistema gastrointestinal:

Espinheira Santa:É indicada principalmente nas úlceras gástricas,além das gastralgias e dispepsias. Antisséptica, digestiva, antiespasmódica, contra hiperacidez, ulcerações do estômago e diurética. 
Modo de preparo: Usar 3 gramas para 150 ml de água. Preparar por infusão. 

Carqueja:Carqueja é empregada principalmente para digestão. Ela é hepatoprotetora e diurético. 
Modo de preparo: Usar 2,5 gramas para 150 ml de água. Beber: 150 ml, 2 x ao dia. 
Contraindicações: Gestante. Pode causar hipotensão. Evitar o uso com medicamentos para hipertensão e diabetes.  

Boldo/Falso boldo: Indicado para gastrite e azia. Também alivia os efeitos de bebidas alcoólicas e estimula a digestão. 
Modo de preparo: 1,5 gramas de folhas secas para 150 ml de água. Colocar em infusão. Contraindicação: Pacientes com cálculos biliares, obstrução dos ductos biliares, danos hepáticos severos e durante a lactação. 

Gostou? Então, deixe nos comentários que quero saber tudo da sua experiência.

Agende agora mesmo uma consulta pelo fone 98681578, e melhore sua saúde e autoestima!
 
Um grande abraço!!!!!