sexta-feira, 20 de agosto de 2010

AMAMENTAÇÃO E INTRODUÇÃO ALIMENTAR

No primeiro semestre de vida objetiva-se que a criança mame por seis meses exclusivamente o leite materno, ou que, pelo menos, retarde pelo maior tempo possível a introdução de outros alimentos. Esse processo foi e é muito explorado na literatura e conta com inúmeras publicações atualizadas sobre o assunto.

Preconiza-se que, aos 6 meses de vida, a criança passe a receber os alimentos complementares. No início, os alimentos devem ser introduzidos um de cada vez, passados em peneira, depois amassados com garfo e, finalmente, oferecidos em grãos ou pedaços. Inicia-se durante duas semanas a inclusão de frutas e sucos. Após isso, o bebê já estará acostumado com o sabor dos mesmos e terá uma boa aceitação destes alimentos. Pode-se, então, incluir as papas salgadas à alimentação.

Mães que retornam ao trabalho: Se não houver possibilidade de coletar uma quantidade de leite suficiente, introduzir concomitantemente, 2 papas de frutas (uma pela manhã e uma a a tarde) 100 ml de suco de frutas ( preferencialmente laranja) e mais uma papa salgada na hora do almoço.

Quais os alimentos que são controlados ou contra indicados no 1° ano de vida?

Alimentos potencialmente alergênicos

• leite de vaca fresco, é comum crianças no período de desmame apresentarem intolerância à lactose (açúcar do leite) e alergia às proteínas que compõe este alimento;

• clara do ovo, em sua composição há uma cadeia química de proteína de difícil digestão para criança menor de um ano. Pode oferecer a partir de 1 ano.

• frutos do mar e castanhas em geral apresentam proteínas altamente alergênicas;

• carne de porco pode apresentar alergias

Alimentos que oferecem risco de contaminação

• Enlatados;

• Embutidos;

• Mel - podendo estar contaminado com a bactéria Clostridium botulinum que é perigoso para bebês, pois o sistema gastrointestinal ainda é imaturo

Açúcares e doces - tiram a fome e prejudicam o volume calórico das refeições e pior, induzem ao estímulo acentuado pelo paladar doce, fazendo a criança, no futuro, preferir os doces à outros alimentos.

Alimentos que podem conter grande quantidade de agrotóxicos: tomate, morango, uva etc;

Café e chás pretos (mate, preto) são estimulantes podendo causar irritabilidade e nervosismo, além de aumentarem a eliminação de cálcio e diminuirem a absorção de ferro;

Qual o melhor horário para oferecer o leite à criança?

Sempre ofereça o leite para a criança duas horas antes ou após as principais refeições. O cálcio do leite diminui a absorção do ferro contido nas refeições, podendo levar a criança a ter anemia. Uma prática comum, e inviável, é a criança almoçar e ingerir leite (peito ou mamadeira) logo após essa refeição.

Fontes: Vitolo, Márcia Regina (Ed). Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro:Ed. Rubio, 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário