quinta-feira, 10 de setembro de 2015



Castanha-do-pará

A castanha-do-pará (ou castanha do Brasil) é uma semente do mesmo grupo das nozes, amêndoas e outras oleaginosas. É um fruto de uma castanheira, árvore nativa da Floresta Amazônica. É uma excelente fonte de selênio, vitamina E, potássio, zinco, magnésio, cálcio e ômega 3 .

O selênio é um mineral altamente antioxidante que garante longevidade. Também é interessante para o praticante de atividade física. Combate, por exemplo, o envelhecimento das células causado principalmente pelos radicais livres e previne o aparecimento de tumores e doenças neurodegenerativas, como mal de Alzheimer e esclerose múltipla.

A vitamina E também é um poderoso antioxidante!  Preveni o envelhecimento celular, auxilia no crescimento e desenvolvimento, participa na formação dos glóbulos vermelhos, ajuda na prevenção de doenças, como o câncer e doenças do coração.

O ômega 3 ajuda reduzir o triglicerídeo, controla a hipertensão (já que favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos) e é anti-inflamatório. As vitaminas do complexo B e o magnésio são essenciais para o sistema nervoso, contribuem para diminuir a ansiedade e melhorar o humor e ainda afastam a depressão.

Porém, mesmo com tantos benefícios, temos que tomar alguns cuidados. Por causa do alto teor de gordura, a castanhado-pará fica rançosa facilmente. Mantida na geladeira, ela dura cerca de cinco meses. Já em locais arejados e secos, seu sabor é preservado por até três meses.

É interessante procurar um profissional Nutricionista para adequar a quantidade de castanha no seu cardápio de acordo com suas necessidades e objetivos.

 Em geral, duas castanhas por dia possuem as doses necessárias de selênio que contribuem para a saúde!

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Pequeno Desabafo

  Gente, os valores realmente estão invertidos! Como pode ter pessoas que criticam uma alimentação saudável! Criticam uma Nutri maravilhosa que é a Bela Gil!
A Bela cria cardápios super saudáveis para merenda da sua filha. Nada de industrializados (bolachinhas, salgadinhos, achocolatados, etc). Ela envia para a menina, alimentos saudáveis: banana da terra, batata doce e granola (que ela produz) ! E muitas pessoas criticam! Como assim?Antes de incentivar as crianças com alimentação industrializada, procurem ler os rótulos e entender que os aditivos químicos, conservantes, corantes, excesso de sódio, açúcar e demais componentes fazem mal para saúde das crianças! Frequentemente atendo crianças com colesterol alto, glicose alta e obesidade! Fiquei impressionada com uma paciente de 11 anos e pressão elevada. Não devemos nos acomodar com esse quadro! Vamos cuidar da alimentação das nossas crianças!!!